EU GOSTO DE VOCÊ

Eu estava insegura, afinal, não nos conhecíamos. Era um aluno novo e eu não tinha muitas informações sobre ele.

Eu já lido com crianças há algum tempo, mas isso não significa que sei tudo sobre elas ou que não me sinto insegura em alguns momentos. Cada criança é única. Elas têm sua própria identidade, personalidade, pensamentos, emoções e sua forma de aprender.

Ele é autista, mas isso não é um defeito, é apenas sua condição. Ele é incrível. Gosta de interagir com todos a sua volta, é participativo nas aulas, muito carinhoso e reconhece quem gosta ou não dele. É inteligente, obediente, sincero, gentil e alegre.

Certo dia ele disse que estava cansado e queria dormir, então eu disse que podia abaixar a cabeça na carteira e dormir um pouco, pois já tinha terminado as atividades. Ele não sabe, mas justamente nesse dia eu também estava cansada (física e mentalmente) e sentindo que não estava fazendo a menor diferença. Foi quando ele agarrou o meu braço e colocou em sua mesa e se deitou sobre ele. Depois ele olhou pra mim e disse: “Eu gosto de você”.

Você gosta de mim? – Sim, ele disse. Voltou a deitar e cochilou por uns 10 minutos sobre o meu braço.

Ele já tinha demonstrado várias vezes que gostava mesmo de mim, me abraçando, segurando minha mão, me dando “beijinho de esquimó” no rosto e me procurando pela escola quando eu demorava a voltar pra sala ou se ele percebesse que estava indo em algum lugar sem ele. Mas até então não tinha usado as palavras. Isso me surpreendeu.

As crianças sabem quando são amadas, são bem acolhidas, sabem onde procurar consolo, conforto, carinho e segurança. Nós somos esse “porto seguro” para elas. Representamos proteção e cuidado. Isso também é educar.

A frase “Eu gosto de você” foi dita a mim por um garoto autista (TEA) de 8 anos que mal me conhecia, afinal, ele chegou recentemente na escola. E ele disse de forma espontânea e olhando diretamente pra mim. Essa sem dúvida foi a frase mais forte e linda que ouvi esse ano.

São essas pequenas coisas que além de aquecer o meu coração me faz acreditar que estou no lugar certo, que estou fazendo algo bom e que ainda que pareça tão pouco, eu contribuo sim no seu desenvolvimento escolar, social, emocional e psicológico.

Ele já me chamou de parceira. E é isso mesmo! Somos parceiros. Um ajudando o outro a se desenvolver, a ser cada dia melhor e a fazer o melhor que a gente pode.

Caminhar é assim mesmo… Um passo de cada vez. É assim que construímos histórias.

Foto: Tara Winstead

Publicado por

Paloma Moreira

"Vença a si mesmo e terá vencido seu próprio adversário." (Provérbio Japonês) Essa sou eu. Uma mulher comum que ama escrever e tenta vencer a si mesma todos os dias. Aqui compartilho um pouco sobre meus pensamentos, experiências e consequências de uma vida que está em constante transformação. <3

Um comentário sobre “EU GOSTO DE VOCÊ”

Deixe um comentário